Fundação Lemann aprimora tomada de decisão e monitoramento de metas com tecnologia de análises e engenharia de dados desenvolvida pela BD

Fundação Lemann

Foto: Samuel Macedo para Fundação Lemann

Fundação Lemann

Sobre

Organização que trabalha para garantir educação de qualidade para todas as crianças brasileiras e apoia líderes focados no desenvolvimento social do Brasil.

Setor

Educação

Queremos ajudar você.

Com mais de 61 redes de ensino apoiadas e mais de 28 mil escolas envolvidas, implementar um fluxo de análise de dados e indicadores foi fundamental para a Fundação Lemann compreender melhor o cenário da educação no Brasil, avaliar os programas apoiados e estabelecer metas estratégicas para potencializar o avanço da educação e o impulsionamento de lideranças no país. A BD trouxe soluções práticas para tornar isso possível, com a reestruturação da arquitetura dos dados utilizados pela Fundação, tratamento e disponibilização de novas bases de dados em um repositório online, análise das informações coletadas e construção de painéis interativos atualizados automaticamente.

Resultados da parceria

  • Análise do cenário atual da educação brasileira através de dados e indicadores;
  • Mapeamento de escolas com melhor desempenho e equidade racial para replicar boas práticas;
  • Acompanhamento e avaliação programas apoiados pela Fundação Lemann;
  • Criação de metas estratégicas e viáveis de atuação;
  • Geração de mais autonomia para a equipe da Fundação Lemann na análise de dados.

A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil que investe no seu maior potencial: gente. Isso só acontece com educação de qualidade e com o apoio a pessoas que querem resolver os grandes desafios sociais do país. Sendo assim, a Fundação busca colaborar com pessoas e instituições em iniciativas de grande impacto que garantam a aprendizagem de todos os alunos e a formação de líderes que resolvam os problemas sociais do país, levando o Brasil a um salto de desenvolvimento com equidade.

Dados e evidências sempre orientaram a atuação da Fundação Lemann. O monitoramento de indicadores educacionais é essencial para o sucesso de programas como Formar e Educar pra Valer, que têm gerado impactos positivos em um universo de 2,8 milhões de estudantes. As contribuições da Fundação à construção da Base Nacional Comum Curricular, ao reunir expertise internacional com o conhecimento de especialistas e gestores brasileiros, são outro exemplo que viabilizam a construção de um documento tecnicamente robusto.

Mas novos desafios exigem novas estratégias. Ao desenhar uma visão de longo prazo para os seus próximos 10 anos de atuação, a Fundação Lemann entendeu que, num mundo transformado cada vez mais rapidamente pelo big data e pelas ferramentas de machine learning e inteligência artificial, precisaria elevar a um outro patamar a sua capacidade de compreensão, tratamento e análise de dados para tomada de decisão. Ao mesmo tempo, mais que produzir estudos e pesquisas, se fazia necessário potencializar a conexão entre teoria e prática, contribuindo para a construção efetiva de políticas de estímulo ao capital humano baseadas em evidências.

Com o objetivo de estruturar e implementar essa estratégia, foi criada em 2022 na Fundação a área de Conhecimento, Dados e Pesquisa. Sua primeira iniciativa foi convidar a BD para apoiar a operacionalização desta estratégia, contribuindo com a construção de um fluxo de estruturação e análise de dados e indicadores. A BD trouxe soluções práticas para tornar isso possível, com a reestruturação da arquitetura dos dados utilizados pela Fundação, tratamento e disponibilização de novas bases de dados em um repositório online, análise das informações coletadas e construção de painéis interativos que serão atualizados automaticamente.

”A Fundação sempre se orientou por dados e evidências, buscando em seus programas identificar e acompanhar os principais indicadores. Mas faltava um elemento de integração entre os dados das diversas iniciativas, permitindo maior inteligência organizacional e capacidade de análise. Foi esse passo que começamos a dar com a parceria com a BD.”

Daniel De Bonis, Diretor de Conhecimento, Dados e Pesquisa

Mapeamento das escolas com melhores práticas de gestão

Além de compreender o cenário atual da educação no Brasil, o uso de dados e indicadores disponibilizados pela BD auxiliou a Fundação a acompanhar e avaliar o impacto e resultados dos programas apoiados de maneira prática. Nossa equipe de engenharia de dados e de analistas idealizou e construiu painéis com informações abrangentes sobre as frentes de impacto da Fundação.

Pelos painéis, ficou muito mais simples acompanhar indicadores atualizados e projeções da educação brasileira, o impacto dos programas apoiados, metas estabelecidas, localização de escolas impactadas, o perfil racial e de gênero da ocupação de cargos de liderança no governo federal, além de inúmeros outros projetos. Segundo o Diretor de Conhecimento, Dados e Pesquisa da Fundação Lemann, Daniel De Bonis, “o próprio processo de construção dos painéis foi uma forma de acionar e fortalecer a inteligência coletiva da Fundação, ao provocar as equipes multifuncionais a refletir sobre seus KPIs e as melhores formas de visualizar, interpretar e explorar as informações disponíveis, utilizando sempre a metodologia ágil para uma interação produtiva com a equipe da BD”.

Isso é possível porque os painéis apresentam visualizações que envolvem dados públicos minuciosamente tratados e padronizados pela BD, como o Censo da Educação Básica (Inep), Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), Portal da Transparência (CGU), PNAD (IBGE), ESTADIC e MUNIC (IBGE), e mais.

Um exemplo mais recente da construção de painéis que auxiliam o acompanhamento desses importantes indicadores foi com os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Daniel explica como a parceria possibilitou a análise desses dados de maneira ágil e prática: “Com apoio da BD pudemos, em tempo recorde, construir uma plataforma de análise dos dados do Saeb 2021. No mesmo dia da divulgação dos dados da avaliação educacional, os painéis estavam operacionais, permitindo aos times dos programas analisar o desempenho das redes de ensino com diferentes filtros e recortes.”

Para além dos dados públicos, foram organizados e tratados dados e indicadores relacionados aos próprios programas apoiados pela Fundação, integrando informações de diferentes naturezas e origens de forma articulada e compreensível para as equipes. Essa abordagem sistêmica tem sido chave para o fortalecimento de uma cultura orientada para dados e evidências, criando um vocabulário comum para tratar de indicadores, metas e pautando os processos de aprendizagem organizacional. Daniel explica também que “os painéis e análises têm sido ferramentas bastante importantes no processo decisório, ajudando as equipes a visualizar e compreender informações de forma mais ágil e com menos ruído.”

Mais autonomia na análise de dados e evidências

A construção de uma cultura orientada para dados e evidências também demanda o desenvolvimento de competências analíticas em todo o time – uma necessidade ainda maior num contexto de implementação de uma estrutura matricial e de metodologia ágil, adotadas pela Fundação a partir de 2022. A BD assumiu papel fundamental neste processo, apoiando a equipe da Fundação Lemann com formações interativas sobre ferramentas de dados como Metabase e BigQuery, bem como atividades formativas para orientar a exploração de conjuntos de dados específicos, como os do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).

A parceria entre a BD e a Fundação Lemann uniu equipes dedicadas a construir conhecimento, gerar insights e compreender cenários para desenvolver projetos que impulsionam ativamente o avanço da educação no Brasil e a formação de lideranças preparadas e com representatividade. Acreditamos que a tomada de decisão baseada em dados e evidências é uma ferramenta fundamental para implementar mudanças efetivas na sociedade e sabemos também que essa cultura começa conosco.

Saiba mais sobre a Fundação Lemann aqui.

PRODUTOS

Mecanismo de buscaDatalake públicoPacotes

INSTITUCIONAL

Quem somosTransparênciaNewsletterCarreirasContatoApoie o projeto

® 2022 Base dos Dados

Ícones adaptados de Freepik e disponíveis em Storyset e Flaticon.