Quem somos

A Base dos Dados é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, open source e colaborativa. Nossa missão é universalizar o acesso a dados públicos de qualidade para que a distância entre qualquer pessoa e uma análise seja apenas uma boa pergunta.

Atuamos nesse objetivo catalogando e organizando bases de dados públicas que podem ser encontradas através do nosso mecanismo de busca, com informações estruturadas dos conjuntos de dados e a possibilidade de download direto.

Além disso, nossa iniciativa conta com um datalake público, em que disponibilizamos diversas bases de dados já limpas, integradas e compatibilizadas. Através dele, você pode acessar e cruzar tabelas de diferentes organizações de maneira simples e rápida usando nossos pacotes em Python, R ou direto pelo BigQuery. Nós estruturamos dados públicos para você poder focar no que realmente importa, sua análise (artigo científico, matéria de jornal, painel de visualização, integrações etc).

A ideia de catalogar bases de dados importantes começou em 2019, com nosso co-fundador Ricardo Dahis, que enxergou a necessidade de uma plataforma com capacidade de busca e filtragem de diferentes conjuntos de dados e iniciou esse trabalho.

Mediante uma proposta do João Carabetta, também co-fundador da Base dos Dados, para estruturar um datalake pelo BigQuery e usar o mecanismo de busca para catalogação dos metadados, nossa iniciativa começou a tomar forma.

Depois de um trabalho em conjunto estruturando as primeiras bases de dados com a Fernanda Scovino, Fred Israel e Diego Oliveira, todos co-fundadores da BD, lançamos nosso datalake público em outubro de 2020. Desde então, nossa organização vem crescendo em qualidade e quantidade de dados, número de colaboradores, parceiros e usuários. Faça parte dessa história também!

Veja nosso estatuto.

PRODUTOS

Mecanismo de buscaDatalake públicoPacotes

INSTITUCIONAL

Quem somosNewsletterTransparênciaCarreirasContatoApoie o projeto

® 2022 Base dos Dados

Ícones adaptados de Freepik e disponíveis em Storyset e Flaticon.