Assine a BD Pro e tenha acesso a conjuntos exclusivos e dados com alta frequência de atualização. Versão Beta já disponível

Facilitamos o acesso a dados
para que a distância entre você e sua análise
seja apenas uma boa pergunta.

+114 mil

usuários na plataforma

+1,3 milhão

consultas aos dados

A Base dos Dados

Somos uma organização não-governamental sem fins lucrativos e open source que atua para universalizar o acesso a dados de qualidade. Fazemos isso através da criação de ferramentas inovadoras, da produção e difusão do conhecimento e da promoção de uma cultura de transparência e dados abertos.

Ao quebrar barreiras técnicas para quem já faz e quem quer começar a fazer análise de dados, reunimos uma rede altamente engajada que potencializa o impacto do nosso trabalho. Estamos construindo uma comunidade de pessoas que acreditam no uso inteligente de dados como instrumento para o desenvolvimento socioeconômico e que encontram na BD uma grande aliada.

O que queremos é aproximar diferentes setores da sociedade de informações que são de interesse coletivo, mas ainda pouco acessíveis para a maioria das pessoas. Acreditamos que ampliar o acesso e uso de dados abertos favorece o aumento da participação social, a melhoria da gestão pública e o aperfeiçoamento da democracia.

Reconhecimentos

google cloud

Google Cloud Customer Award

O prêmio reconheceu as implementações mais inovadoras e transformadoras do Google Cloud ao redor do mundo. Fomos a única organização brasileira a receber a premiação na categoria de Impacto Social, que também selecionou outras iniciativas que usam tecnologia para promover mais abertura e transparência.

Veja mais detalhes
premio tesouro nacional

XXVI Prêmio Tesouro Nacional 2021

Conquistamos o 1º lugar na categoria Soluções do prêmio, que tem como objetivo reconhecer o desenvolvimento de aplicações em ciências de dados e inteligência artificial aplicadas a finanças públicas. Fomos selecionados por conta de nosso trabalho compatibilizando informações de despesas e receitas orçamentárias do Setor Público Brasileiro.

Veja mais detalhes

Nossa história

Alguns dos marcos que definiram nossa trajetória até aqui

Um grande catálogo

Um grande catálogo

OUT DE 2019

Nosso co-fundador, Ricardo Dahis, enxergou a necessidade de uma plataforma com capacidade de busca e filtragem de diferentes conjuntos de dados e iniciou esse trabalho lançando o mecanismo de busca da BD.

O e-mail

O e-mail

SET DE 2020

Foi já no primeiro contato de João Carabetta, também co-fundador da BD, com Ricardo Dahis que veio a ambiciosa proposta: estruturar um grande datalake público pelo BigQuery e usar o mecanismo de busca para catalogação das bases e de seus metadados.

A happy sunday

A happy sunday

SET DE 2020

Nos últimos três minutos de um domingo de setembro, o GitHub testemunhou o commit que mudaria para sempre a vida de quem trabalha com dados públicos. Criamos a estrutura do nosso datalake, uma ferramenta que faria a alegria de muita gente que já passou tantos domingos limpando bases.

Nem só de boa vontade...

Nem só de boa vontade...

SET DE 2020

Começamos a receber apoio financeiro de pessoas que acreditam na importância do nosso trabalho. Isso foi fundamental para escalar nossas atividades, afinal, nem só de esforço e boa vontade se faz um bom projeto.

Funcionário do mês

Funcionário do mês

NOV DE 2020

Abrimos a primeira vaga de Assistente de Dados e contratamos a primeira pessoa remunerada para integrar nossa equipe. Aos poucos, esse time foi crescendo e hoje não é mais tão fácil assim ser funcionário(a) do mês.

A primeira de muitas

A primeira de muitas

JAN DE 2021

A RAIS foi nossa primeira grande base tratada e disponibilizada no datalake público. Subimos seus assombrosos 260 GB de microdados completos, com informações de 1985 até 2019, possibilitando agregações por município e UF.

Real oficial

Real oficial

JUN DE 2021

Nos tornamos oficialmente o Instituto Base dos Dados, uma organização sem fins lucrativos, com equipe formal, CNPJ e tudo que tem direito. Um passo importante para consolidar nosso trabalho.

De cara nova

De cara nova

SET DE 2021

Desenvolver o novo site foi um dos maiores e desafiadores projetos que assumimos. Apesar dos momentos de caos e peças mirabolantes, aos poucos tudo foi se encaixando e tomando a forma de uma plataforma com a nossa cara. Assim, nasceu a primeira versão do novo site da BD, com interface mais intuitiva, design moderno e uma estrutura que facilita ainda mais a experiência dos usuários.

Um prêmio de peso

Um prêmio de peso

OUT DE 2021

Precisamos de muitas mãos para carregar essa conquista. Recebemos o Google Cloud Customer Award na categoria de Impacto Social. O prêmio inédito foi anunciado no evento internacional, Google Cloud Next'21, e tem como objetivo reconhecer as implementações mais inovadoras e transformadoras do Google Cloud ao redor do mundo.

Chegamos primeiro no tesouro

Chegamos primeiro no tesouro

NOV DE 2021

Conquistamos o 1º lugar na categoria Soluções do XXVI Prêmio Tesouro Nacional 2021. O prêmio tem como objetivo expandir as fronteiras do conhecimento em finanças públicas, promovendo a normalização de temas específicos quando tratados consistentemente pela pesquisa científica.

Conquistando o mundo

Conquistando o mundo

Muito em breve

A necessidade de ter um repositório que centralize importantes bases de dados já tratadas e padronizadas não é exclusiva do Brasil. Imagina ter um datalake aberto que permite o acesso e cruzamento de dados de diversos países diferentes? Esse é o futuro da BD.

Uma equipe colaborativa

Co-fundadores

Associados

Administrativo

Captação, Parcerias e Projetos

Comunicação

Dados

Plataforma

Conselho Fiscal

Ricardo Dahis

Ricardo Dahis

Presidente, Financeiro, PO BD Pro

Co-fundador e Presidente do conselho administrativo na Base dos Dados, lidera a BD Pro. Doutor em Economia pela Northwestern University, lidera projetos nas áreas de economia política, meio ambiente e economia aplicada. Atua na interseção entre academia, setor público e ciência de dados em busca de impacto em escala.

Fernanda Scovino

Fernanda Scovino

Diretora Executiva, PO BD Lab

Co-fundadora e Diretora Executiva da Base dos Dados, lidera a BD Lab. Matemática Aplicada pela FGV, atualmente líder de Dados e Inovação na Secretaria de Transportes do Rio de Janeiro e com experiência na Impulso gov, Elogroup e Centro de Tecnologia e Sociedade (FGV/CTS).

Diego Oliveira

Diego Oliveira

Co-fundador, Associado

Físico pela Unicamp e engenheiro de dados no Escritório de Dados da Prefeitura do Rio de Janeiro. Responsável pela arquitetura e manutenção do DataLake da prefeitura e da BD, mantenedor do pacote basedosdados em python.

Fred Israel

Fred Israel

Co-fundador

Engenheiro de Software no Google.

João Carabetta

João Carabetta

Co-fundador, Associado

Co-Fundador da Base dos Dados. Chefe Executivo de Dados da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Crislane Alves

Crislane Alves

Associado, Líder de Plataforma

Lidera o time de Plataforma na Base dos Dados. Economista pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, atualmente trabalha como Engenheira de Dados no Grupo Boticário.

Gabriel Milan

Gabriel Milan

Associado

Associado e voluntário de Infraestrutura de Cloud na Base dos Dados. Mestrando em Ciência da Computação pela UFRJ, atualmente Engenheiro de Cloud no Escritório de Dados da Prefeitura do Rio de Janeiro e desenvolvedor no LASPI/UFRJ.

Matheus Ávila

Matheus Ávila

Associado, Líder de Produto

Associado na Base dos Dados e líder da BD Edu. Economista pela Unicamp, atualmente consultor de Produto da Docusign.

Aldemir Lucas

Aldemir Lucas

Desenvolvedor Front-End

Como desenvolvedor Front-End, estou concentrado na criação de novas funcionalidades e na constante melhoria da experiência no site da BD. Estou empenhado em desenvolver uma aplicação que ofereça aos nossos usuários uma ampla gama de experiências envolventes, enriquecendo sua jornada.

Ângela Jardim

Ângela Jardim

Analista Administrativoa

Organizada por natureza e apaixonada por pessoas, encontrou no backoffice sua forma de servir em sintonia com o que é.

Arthur Gusmão

Arthur Gusmão

Engenheiro de Dados

Engenheiro de Dados na Base dos Dados. Economista pela UFF.

Cristina de Albuquerque

Cristina de Albuquerque

Analista Administrativo

Administradora.

Gabriel Pisa

Gabriel Pisa

Engenheiro de Dados

Engenheiro de Dados na Base dos Dados. Graduando em Ciências Econômicas na UFPA.

Giovane Caruso

Giovane Caruso

Líder de Comunicação e Comunidade

Profissional de marketing digital e redação publicitária, responsável pelo planejamento e criação de conteúdo das redes sociais da BD, além da gestão da nossa equipe de comunicação.

Laura Amaral

Laura Amaral

Líder de Dados

Líder de Dados na Base dos Dados. Engenheira Biomédica pela UFABC.

Luiza Vilela

Luiza Vilela

Analista de Dados

Analista de Dados na Base dos Dados, atua nos projetos da BD Lab. Economista pelo Insper.

Nayara Moraes

Nayara Moraes

Designer de Produto

Designer de Produto na Base dos Dados. Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo.

Patrick Teixeira

Patrick Teixeira

Engenheiro de Dados

Engenheiro de Dados na Base dos Dados. Graduando em Ciências Econômicas na UFRRJ.

Pedro Castro

Pedro Castro

Analista de Dados

Analista de dados na Base dos Dados. Graduando em Ciências Econômicas na UFT.

Thais Madeira Filipi

Thais Madeira Filipi

Vinicius Aguiar

Vinicius Aguiar

Engenheiro de Software

Engenheiro de Software na Base dos Dados.

Daniel Herrera Pinto

Daniel Herrera Pinto

Membro do Conselho Fiscal

Graduado e Mestre em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Trabalha há 5 anos com finanças, modelagem econômica e regulação de concessões públicas.

Isabel Opice

Isabel Opice

Membro do Conselho Fiscal

Co-fundadora e Diretora de Operações da Impulso Gov, Mestre em Desenvolvimento Internacional pela Universidade de Harvard e em Economia pela Universidade de São Paulo, com experiência no Governo do Estado de São Paulo e no Instituto Ayrton Senna.

Tomás Nobrega

Tomás Nobrega

Membro do Conselho Fiscal

Doutorando em Economia pelo Insper com foco de pesquisa em finanças empíricas e estatística. É um apaixonado por dados e usuário recorrente da BD. Além disso, Tomás tem anos de experiência em gestão administrativa, financeira e contábil. Hoje usa isso para ajudar, participando do conselho fiscal.

Venha colaborar com a transparência

Faça parte de uma organização que está mudando a maneira de acessar dados.
Reunimos pessoas de várias partes do Brasil, empenhadas em contribuir e trabalhar
por mais transparência pública.

Base dos Dados

PRODUTOS

Mecanismo de buscaDatalake públicoPacotesBD ProBD Edu

INSTITUCIONAL

Quem somosTransparênciaNewsletterCarreirasPerguntas frequentesTermos e PrivacidadeContatoApoie o projeto

® 2024 Base dos Dados

Ícones adaptados de Freepik e disponíveis em Storyset e Flaticon.