Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real (DETER)

O DETER é um levantamento rápido de alertas de evidências de alteração da cobertura florestal na Amazônia, feito pelo INPE. O DETER foi desenvolvido como um sistema de alerta para dar suporte à fiscalização e controle de desmatamento e da degradação florestal realizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e demais órgãos ligados a esta temática.

De maio de 2004 a dezembro de 2017, o DETER operou com base nos dados do sensor MODIS a bordo do satélite Terra, que apresenta resolução espacial de 250 m. Com este instrumento é possível detectar apenas alterações na cobertura florestal com área maior que 25 hectares. Devido à cobertura de nuvens nem todos os alterações são identificados pelo DETER. A menor resolução dos sensores utilizados pelo DETER durante este período era compensada pela capacidade de observação diária, tornando o sistema uma ferramenta ideal para informar rapidamente aos órgãos de fiscalização sobre novas alterações provocadas na cobertura florestal. Durante esta fase o DETER emitiu mais de 70.000 alertas de alteração da cobertura florestal totalizando aproximadamente 88.000 km2. O acervo gerado até dezembro de 2017 do DETER pode ser acessado em: http://www.obt.inpe.br/deter/dados/

Em agosto de 2015 o INPE começa a operar uma nova versão do DETER, em resposta a alteração do padrão de áreas desmatadas na Amazônia. Atualmente, a maior parte dos polígonos de desmatamento possui área unitária menor que 25 hectares. Neste contexto o DETER passou a identificar e mapear, em tempo quase real, desmatamentos e demais alterações na cobertura florestal com área mínima próxima a 1 ha.

Ler Mais > >

Organização

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Cobertura Temporal

2004 - 2019

Baixar

Baixar (Terra Brasilis)

Baixar

Metadados do link externo

nome

valor

Url

http://www.obt.inpe.br/deter/dados/

Língua

Português

Tem Dados Estruturados

Sim

É de Graça

Sim

Requer Registro

Não

PRODUTOS

Mecanismo de buscaDatalake públicoPacotes

INSTITUCIONAL

Quem SomosFale ConoscoServiçosApoie o projeto

® 2021 Base dos Dados

Ícones adaptados de Freepik e Smashicons disponíveis em Storyset e Flaticon.