Sobre
Setor
Política
Queremos ajudar você.
O financiamento das campanhas eleitorais no Brasil, que movimenta mais de R$ 4,9 bilhões do Fundo Eleitoral, é um tema de grande interesse público, mas de difícil acompanhamento. Embora o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possua um sistema rigoroso de registro de gastos, suas ferramentas de consulta exigem conhecimento prévio, dificultando a análise e a integração dos dados para o cidadão comum e até mesmo para analistas. Para superar essa barreira de transparência, o projeto "Sigo Dinheiro" nasceu de uma parceria entre o JOTA,empresa de jornalismo e tecnologia, e a Base dos Dados, com o objetivo de organizar e tornar acessíveis as informações públicas sobre a origem e o destino da verba eleitoral.
O Siga o Dinheiro transforma as informações brutas do TSE em painéis interativos e de fácil compreensão, oferecendo aos eleitores e analistas acesso a dados atualizados, recortes prontos e filtros práticos. A plataforma não se limita a visualizações; ela disponibiliza um datalake público com atualização diária e variáveis normalizadas para cruzamento com outros conjuntos de dados, como a da Câmara dos Deputados e o Censo 2022. Esse acesso é facilitado por processamento em nuvem e a possibilidade de uso via Google Cloud ou pacotes de programação (Python/R), tornando-se uma ferramenta gratuita, de código aberto e centralizada para a análise de eleições e outros temas correlatos.
A plataforma foi amplamente utilizada ao longo do processo eleitoral de 2024, com mais de 100 mil acessos no ano e mais de 6.700 usuários desde as eleições de 2022, resultando em 21 reportagens e artigos desenvolvidos por jornalistas e cientistas políticos e publicados no JOTA . A plataforma tem sido fundamental para destacar as desigualdades históricas no processo eleitoral, como a desigualdade de gênero no financiamento de campanhas. O depoimento de jornalistas, como Lourice Rocha, reforça a importância da ferramenta ao permitir a exploração de informações com riqueza de detalhes e um olhar sobre o panorama eleitoral, tornando o processo de análise mais dinâmico, produtivo, transparente e acessível a todos. Você pode conferir o depoimento completo da Lourice no vídeo acima.
Esse projeto só foi possível por conta da estruturação e padronização dos dados com tecnologia de ponta, garantindo a consistência e qualidade das informações, além do desenvolvimento de interface de plataforma focada na praticidade e acessibilidade do usuário. Conheça mais sobre os serviços de Plataforma de Dados da BD.
Base dos Dados