Blog

/

Análises

Quais são as principais instituições financeiras de operações de crédito no Brasil?

Análise das instituições financeiras com maior participação no crédito ao longo das últimas duas décadas

Gustavo Alcântara, Giovane Caruso

1 de mai. de 2023

Compartilhe

Análise das instituições financeiras com maior participação no crédito ao longo das últimas duas décadas.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em março de 2023 o saldo total de crédito do Sistema Financeiro Nacional (SFN), medido em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), foi de 52,9%. Isso sugere que o acesso ao crédito é cada vez mais fundamental para o financiamento de atividades econômicas, investimentos e consumo no Brasil.

Para entender um pouco melhor o cenário da oferta de crédito no país, analisamos os dados de Estatísticas Bancárias (ESTBAN), que trazem informações sobre a posição mensal dos saldos das principais rubricas de balancetes dos bancos comerciais e dos bancos múltiplos com carteira comercial, agregadas por agência bancária e atualizadas mensalmente. Você também pode acessar esses dados, já tratados e atualizados pela BD, para realizar análises econômicas, estudos de mercado, planejamento financeiro e outras finalidades relacionadas ao setor bancário e às atividades econômicas em nível municipal.

➡️ Confira as tabelas tratadas por aqui.

São muitas as possibilidade de análise com esses dados e, para exemplificar, lançamos um olhar para a participação percentual de instituições financeiras em operações de crédito no Brasil, de 2003 a 2022. Para isso, realizamos uma análise temporal descritiva das instituições financeiras que tiveram mais de 5% de participação nos valores totais de oferta de crédito no período. Veja na imagem abaixo.

Através dos dados foi possível identificar, por exemplo, que hoje são dois bancos públicos que contemplam o maior percentual dos valores da modalidade de crédito, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, seguidos pelos bancos privados Bradesco, Itaú e Santander. Além disso, foi possível observar a dinâmica de incorporação de instituições ao longo do período analisado, como foi o caso do ABN AMRO REAL S.A e do Unibanco S.A, que possuíam participações até 2008, mas foram incorporados por outros bancos. Após as aquisições, a participação do ABN AMRO REAL S.A foi incorporada pelo grupo Santander e a do Unibanco S.A pelo Itaú.

Com esses dados também é possível analisar a participação dos municípios nas diversas operações existentes, como crédito, débito, depósitos bancários, totais de ativos, dentre várias outras. Com relação às operações de crédito, por exemplo, é possível observar que em 2021 o município de Osasco teve o maior valor de operações de todo o país, realizadas majoritariamente através do Banco Bradesco S.A. Foram mais de 500 bilhões de reais em operações feitas através da instituição. Outro destaque interessante acontece em 2022, no município de São Paulo, quando os bancos da categoria “outros” — que agrupa bancos com participação menor que 5% nessas operações — contabilizaram uma participação de 22% nas operações de crédito da metrópole.

Que tal utilizar o código dessa análise para criar seus próprios recortes? Todos os códigos das análises que publicamos estão disponíveis em nosso GitHub.

Este texto foi publicado na BDletter, nossa newsletter mensal com novidades da BD, análises e entrevistas com especialistas. Assine gratuitamente por aqui.


Notou algo errado ou tem uma sugestão?

Contribua com a BD editando este artigo via pull request no nosso GitHub.

Base dos Dados

PRODUTOS

Mecanismo de buscaDatalake públicoBD ProBD Edu

® 2025 Base dos Dados

Termos de usoPolítica de privacidade