TIC Organizações sem Fins Lucrativos

Realizada pela primeira vez em 2012, a pesquisa TIC Organizações Sem Fins Lucrativos tem o objetivo de investigar o acesso, o uso e apropriação das tecnologias de informação e comunicação por organizações como ONGs, sindicatos, associações, fundações e organizações religiosas no Brasil. O estudo busca compreender os impactos das TIC no trabalho e na relação entre essas organizações e suas comunidades de atuação.

Os dados apresentados na pesquisa versam sobre quatro temas principais:

  • Infraestrutura de tecnologias de informação e comunicação nas organizações;
  • Uso das TIC;
  • Capacidades e habilidades em TIC;
  • Perfil das organizações.

A pesquisa conta com a colaboração de um grupo de especialistas formado por membros da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (ABONG), do Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pesquisadores de diversas universidades.

A pesquisa considera as organizações brasileiras listadas no Cadastro Central de Empresas do IBGE (CEMPRE) que pertençam à natureza jurídica 3. A classificação das organizações por atividade-fim foi elaborada a partir de uma combinação de Natureza Jurídica e mercado de atuação (CNAE), classificações oriundas do cadastro. A amostra de organizações é obtida por amostragem aleatória simples sem reposição em cada estrato formado pelo cruzamento da atividade-fim, região e o porte definido pelo número de pessoas ocupadas. Para fins de divulgação foram consideradas as faixas de pessoas remuneradas coletadas na pesquisa.

Para obter acesso institucional aos microdados da pesquisa, veja as instruções na página www.cetic.br/microdados.

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Fonte https://www.cetic.br/pesquisa/osfil/
Última Atualização 30 de Novembro de 2019, 00:20 (UTC)
Criado 20 de Novembro de 2019, 19:18 (UTC)
API Não
Datas 2012-2016
Grátis Sim
IP brasileiro Não
Língua Português
Microdados Não
Nível da observação organização, país
Periodicidade 2 anos