Pesquisa Anual de Comércio (PAC)

A Pesquisa Anual de Comércio permite estimar, entre outras variáveis, a receita operacional líquida, margem de comercialização, salários, número de pessoal ocupado e número de empresas, e construir indicadores tais como: receita média, taxa de margem de comercialização, salário médio, produtividade, etc., que retratam o desempenho do setor comercial no Brasil. Seus resultados são divulgados para Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação, e estão disponibilizados também no formato impresso e em meio eletrônico no endereço www.ibge.gov.br.

Em 2007, com o objetivo de manter a comparabilidade internacional, bem como de dotar o País com uma classificação de atividades econômicas atualizada com as mudanças no sistema produtivo das empresas, passou a vigorar a versão 2.0 da CNAE. Ela é o resultado de um amplo processo de revisão baseado nas mudanças introduzidas na revisão 4 da Clasificación Industrial Internacional Uniforme de todas las Actividades Económicas - CIIU (International Standard Industrial Classification - ISIC), sendo aprovada pela Comissão Nacional de Classificação - CONCLA, através da Resolução CONCLA nº 1/2006, de 04.09.2006, publicada no Diário Oficial da União em 05.09.2006.

A partir do ano de referência 2008, apresentando resultados retroativos a 2007, o IBGE passa a divulgar uma nova série de dados da PAC, utilizando a CNAE 2.0, que substitui a estrutura usada anteriormente. Aprimoramentos metodológicas foram realizados com o objetivo de se manter a qualidade dos totais estimados para as variáveis da pesquisa nas novas classes de atividades. Devido a este fato, as duas séries de dados agregados apresentadas abaixo nas seções CNAE 1.0 e CNAE 2.0 não podem ser diretamente comparadas entre si. Isto significa que os dados da série de 1988 até 2007 referentes à CNAE 1.0 não podem ser associados com os agregados correspondentes da série dos anos de 2007 em diante tabulados conforme a CNAE 2.0. Não se encontram disponíveis dados para os anos anteriores a 2007, na nova versão da classificação.

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Região
País
Estado
Idioma
Nível da observação
API
Microdados
Coleta
Ano(s)
Periodicidade
Grátis
Registro
Disponibilidade
IP brasileiro
Fonte
Versão
Autor
Email Autor
Mantenedor
Email Mantenedor