Catalogue of Bias

O viés entra nos estudos de saúde em todas as etapas e geralmente influencia a magnitude e a direção dos resultados. Para obter as informações menos tendenciosas, os pesquisadores devem reconhecer a presença potencial de vieses e tomar medidas para evitar e minimizar seus efeitos. Da mesma forma, ao avaliar os resultados dos estudos, devemos estar cientes dos diferentes tipos de vieses, seu impacto potencial e como isso afeta a interpretação e o uso de evidências na tomada de decisões em saúde.

Para entender melhor a presença persistente, a diversidade e o impacto dos preconceitos, estamos compilando um Catálogo de preconceitos, resultante do trabalho original de David Sackett. As entradas são um trabalho em andamento e descrevem uma ampla gama de vieses - descrevendo seu impacto potencial em estudos de pesquisa.

Sackett reconheceu a importância do viés na pesquisa. Seu artigo de 1979, “Viés na pesquisa analítica”, publicado no Journal of Chronic Diseases, relatou o primeiro rascunho de um 'catálogo de vieses que podem distorcer o design, a execução, a análise e a interpretação da pesquisa'. Sackett catalogou 35 vieses que surgem na amostragem e medição, no contexto de ensaios clínicos, e listou 56 vieses que potencialmente afetam os estudos de caso-controle e coorte.

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Região Internacional
País
Estado
Idioma Inglês
Nível da observação Outro
API Não
Microdados Não
Coleta Administrativo
Ano(s)
Periodicidade
Grátis Sim
Registro Não
Disponibilidade Online
IP brasileiro Não
Fonte https://catalogofbias.org/
Versão
Autor
Email Autor None
Mantenedor
Email Mantenedor None