Base de Dados de Segurança Cidadã

A base de dados de segurança cidadã é o maior levantamento de dados disponível sobre programas e projetos de segurança pública (em curso e já concluídos) na América Latina e no Caribe. Resultado da colaboração do Instituto Igarapé com parceiros tais como o Banco Interamericano de Desenvolvimento e o InSight Crime, a base de dados interativa apresenta mais de 1.300 intervenções de segurança do cidadã em mais de 19 países, entre 1998 e 2013. Esta ferramenta é continuamente atualizada e novos recursos são constantemente adicionados.

A base de dados de Segurança Cidadã contém informações provenientes de fontes públicas. Mais especificamente, essas informações foram obtidas de bases de dados online gerenciadas por instituições como BID, PNUD, Banco Mundial e OEA. Algumas informações também foram coletadas de fontes suplementares por meio do contato direto com representantes de instituições-chave.

A base de dados de segurança cidadã inclui dados coletados de governos nacionais e municipais, organizações regionais, agências de ajuda internacionais e bilaterais, fundações e empresas privadas, além de organizações não governamentais e grupos locais. Ela contém informações sobre as atividades de segurança pública centradas sobretudo na coleta de dados e pesquisa (observatórios, supervisão, monitoramento, etc.), melhorias de gestão, estratégias participativas, melhorias de investigação, estratégias preventivas.

Essas são as principais fontes dos dados: Base de dados do BID (http://www.iadb.org/en/projects/projects,1229.html), Página de projetos do Banco Mundial (http://www.worldbank.org/projects), WOLA (http://seguridadciudadana-centroamerica.org), Concurso de boas práticas do BID (http://buenaspracticasenprevencion.org/bbp.html), Secretaria de Segurança Multidimensional da OEA (http://www.oas.org/es/ssm/sms_programas.asp). OCDE (2011) Investing in Security: A Global Assessment of Armed Violence Reduction Initiatives (http://dx.doi.org/10.1787/9789264124547-en) e Paz Ciudadana (2013) Buenas prácticas para el análisis delictual en América Latina (http://www.pazciudadana.cl/wp-content/uploads/2013/06/buenas-practicas_reducido_web.pdf)

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Região
País
Estado
Idioma
Nível da observação
API
Microdados
Coleta
Ano(s)
Periodicidade
Grátis
Registro
Disponibilidade
IP brasileiro
Fonte https://citizensecurity.igarape.org.br/
Versão
Autor
Email Autor
Mantenedor
Email Mantenedor