Banco de Pesquisas de Opinião Pública

Fundado em 1992, um dos objetivos do CESOP é resgatar, organizar e armazenar pesquisas por amostragem realizadas no campo do comportamento político e social.

O Banco de Dados do CESOP faz parte do Latin American Survey Data Bank, coordenado pelo Roper Center for Public Opinion Research, da Universidade de Connecticut, EUA. O convênio com o Roper Center possibilita aos pesquisadores o acesso aos dados daquele arquivo.

As bases de dados da Coleção do CESOP são utilizadas por pesquisadores em geral e alunos de cursos de Graduação e Pós-Graduação. Entre 2007 e 2012, 1935 pesquisadores do Brasil e de outros países utilizaram dados para elaboração de seus artigos, dissertações e teses.

O Centro é depositário de pesquisas por amostragem cedidas por pesquisadores e empresas de pesquisas de opinião, e dá acesso público e gratuito às bases de dados e documentos de pesquisa.

As bases de dados estão disponíveis em formato SPSS. A documentação – questionários e referências técnicas – está em PDF. A consulta pode ser feita através de palavras-chave, local da pesquisa, instituto ou empresa que realizou a pesquisa.

Algumas das empresas de pesquisa e instituições que cedem seus dados ao Banco de Dados do CESOP são: IBOPE, DATAFOLHA, CRITERIUM, Fundação Perseu Abramo, CNI, DATASENADO, IDESP.

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Região
País
Estado
Idioma
Nível da observação
API
Microdados
Coleta
Ano(s)
Periodicidade
Grátis
Registro
Disponibilidade
IP brasileiro
Fonte https://www.cesop.unicamp.br/
Versão
Autor
Email Autor
Mantenedor
Email Mantenedor